Recuperação de Discos / Dados - SC Informática

Pedido de recuperação

1º ENVIO DO EQUIPAMENTO DANIFICADO

Após contacto com a SC-Informática e abertura de processo, o disco deve ser embalado numa caixa de cartão e bem acondicionado, com, por exemplo, plástico com bolhas de ar e de maneira que não venha solto no interior da caixa. Será contactada a transportadora para proceder à recolha da encomenda, sem custos para si.

2º DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DO EQUIPAMENTO

Após a recepção do equipamento, e mediante a escolha do tipo de serviço, será feito um diagnóstico e verificação do equipamento. Após esse diagnostico, será dado o valor correcto, assim como prazo previsto para a recuperação.

3º RECUPERAÇÃO DOS DADOS

Nesta fase, e após confirmação do cliente, sobre os preços e prazos, inciar-se-á a recuperação dos dados. Será dada uma listagem dos ficheiros possiveis de recuperar, por telefone ou email.

4º PAGAMENTO E ENVIO DOS DADOS

Depois dos dados serem recuperados, serão gravados no suporte escolhido pelo cliente. O cliente procederá ao pagamento correspondente e os dados serão enviados posteriormente ao cliente por transportadora.

Tipos de falhas

1 – FALHA LÓGICA

Drive está a trabalhar OK, mas não se consegue aceder aos dados. Por exemplo: formatação por engano ou partição corrompida. Neste caso é FUNDAMENTAL, que desligue de imediato o PC e nos envie o disco. Em caso de continuar a funcionar, os dados podem ser perdidos irremediavelmente.

2 – FALHA DE DISCO

Quando o disco apresenta sectores danificados, sendo muito difícil ou impossível aceder aos dados. Quando o disco apresenta estes sintomas, normalmente é detectado correctamente na BIOS (modelo e capacidade) e o computador apresenta bloqueios, quando tenta aceder à drive. Nestes casos é necessário efectuar uma imagem sector-a-sector para um disco bom e recuperar os dados.

3 – FALHA ELECTRONICA

Quando a placa electrónica (PCB) avariou ou queimou. Estes casos são normalmente diagnosticados por uma falha completa da drive, cheiro a queimado, ou ruídos. Nestes casos é necessária uma placa electrónica completamente compatível, para ser possível colocar o disco novamente a funcionar. Não é tarefa fácil, pois algumas marcas (WD, Seagate...) tem informação única na PCB que tem que ser lida e escrita na nova PCB. Normalmente, acontece o disco desenvolver falhas de disco (categoria 2), sendo necessário fazer uma imagem do mesmo.

4 – FALHA DE FIRMWARE

Isto acontece quando módulos do firmware se danificam ou corrompem. O disco necessita que estes módulos sejam lidos da Service Area (SA), para o disco funcionar. Estes casos são normalmente diagnosticados por o disco trabalhar normalmente e não ter ruídos estranhos, mas não é reconhecido na BIOS. Nestes casos tem que ser feito a recuperação do firmware usando software e hardware extremamente especializados.

5 – FALHA FISICA

Estes são os casos nos quais uma falha física impede o funcionamento e arranque do disco. Estas falhas podem ir desde a uma falha de uma ou das várias cabeças de leitura/escrita, até a uma falha de motor. A falha completa das cabeças de leitura pode ser diagnosticada por ruídos (clicks), quando se liga o disco. Nestes casos, o disco necessita de ser desmontado numa câmara limpa e reparar as cabeças. No caso de avaria de motor, normalmente o disco não gira ou faz um pequeno zumbido. Nestes casos tem que ser removidos os pratos e colocados num disco equivalente para serem lidos os dados.

Dúvidas (FAQ's)

Qual o custo de orçamento?

A análise e diagnóstico do disco não tem custos. Apenas haverá valores a debitar, no caso de haver lugar à recuperação dos seus dados.

Queremos satisfazer as suas necessidades e recuperar a sua valiosa informação. Apesar do custo elevado de ferramentas, componentes e trabalho espcializado, o preço é sempre um elemento crucial e queremos mantê-lo o mais baixo possivel.

Os valores dependem do tipo de falha e tempo despendido, podendo ir de 175€ até aos 2000€.

Posso fazer eu próprio a recuperação da informação (DIY)?

Nunca recomendamos que o usuário tente recuperar os dados DIY (Do It Yourself), pois quando falam com os profissionais, pode ser já demasiado tarde.

Há vários mitos, que dizem que colocar o disco no congelador do frigorífico, ou dar-lhe algumas pancadas no angulo certo, podem ajudar, mas está comprovado que pode piorar muito mais o estado do dispositivo.

Há inumeros softwares de recuperação de dados na Internet, alguns deles gratuitos. Uns melhores que outros. Discos que tenham problemas fisicos e que estejam sujeitos a horas ou dias de tentativas de recuperação com esse tipo de soluções, podem ainda causar mais erros nas cabeças de leitura ou gerar ainda mais "bad sectors", tornando inviável a recuperação dos dados.

Possuimos hardware especializado na recuperação dos dados de discos fisicamente com problemas que não stressam ainda mais o dispositivo.

Quanto tempo poderá demorar a recuperação?

Tudo dependo do tipo de falha. Pode ir desde 24h a até algumas semanas. O que pode atrasar este processo, é por exemplo no caso de ser necessário peças de um disco dador compativel, pois não é apenas em ter que ser da mesma marca e ter a mesma capacidade. Há outros factores a considerar.

Já tivemos casos com sucesso de recuperação de menos de 24h.

É sempre possivel recuperar os dados?

No caso de avarias lógicas (formatação ou eliminação de dados) a taxa de recuperação fica entre 85 a 100%, mas que pode cair abruptamente no caso de reescrita de dados.

No caso de avarias físicas em que por exemplo haja danos nos pratos, a recuperação é impossível.

Pedido de Recolha da Mídia

  

Termos e Condições de Recuperação

1. O cliente declara-se inteiramente responsável pela procedência da mídia e/ou equipamento indicados neste formulário.

2. A SC-Informática não se responsabilizará em hipótese alguma pela manutenção e/ou integridade dos dados contidos na mídia e/ou equipamento indicados neste formulário antes da realização do diagnóstico, sendo de responsabilidade do cliente a realização de BACKUP dos dados antes da entrega da mídia e/ou equipamento a SC-Informática.

3. Os diagnósticos e orçamentos fornecidos pela SC-Informática tem validade de 05 dias úteis. Após este prazo, caso ainda não tenham sido aprovados formalmente, serão automaticamente considerados cancelados.

4. Os valores de serviços orçados, decorrentes de prévio diagnóstico, não aprovados, cancelados, suspensos, recusados, e demais casos onde não haja execução do serviço proposto, serão automaticamente considerados cancelados e terão suas ordens de serviço imediatamente encerradas.

5. Devido as condições adversas que podem se apresentar em um serviço de TENTATIVA de recuperação de dados, a SC-Informática deixa claro que não pode garantir que os procedimentos diagnosticados obterão sucesso, ficando isenta de responsabilidade em caso de não obtenção de êxito.

6. Os serviços aprovados e não retirados em prazo superior a 30 dias serão automaticamente considerados cancelados e terão suas ordens de serviço imediatamente encerradas. Nestes casos os dados recuperados serão destruídos, e quaisquer tarifas e pagamentos efetuados não serão reembolsados sob quaisquer circunstâncias, devendo o cliente iniciar novo processo de diagnóstico (quando houver viabilidade técnica), arcando com os respectivos custos operacionais, caso deseje a execução do serviço.

7. Fica autorizada a abertura dos selos de garantia, bem como a desmontagem da mídia e/ou equipamento indicados neste formulário, implicando na perda total da originalidade, funcionalidade e de qualquer garantia existente.

8. A SC-Informática compromete-se a não divulgar as informações fruto do trabalho de recuperação de dados dos seus clientes a terceiros, salvo quando houver autorização por parte do cliente e/ou solicitação judicial.

Apoios
apoio Mais Centro  apoio QREN  apoio UE